Promessa é dívida. Eis aqui o post sobre hospedagem boa e barata em algumas cidades ícones do turismo na Europa. Falaremos de hotéis com poucas estrelas, suficiente conforto, bastante limpeza, ótima localização e precinhos que só vendo! Imagine o que é ficar a poucos metros da Bastille, em Paris, por exemplo, pagando cerca de 50 euros para o casal, com café da manhã? Fala sério... Essa tarifa barra até as praias mais próximas ao Recife, onde a diária para o casal numa pousadinha dificilmente desce dos 120 reais. Não estamos falando em albergues, com seus quartos, banheiros e cozinhas compartilhadas. As dicas abaixo são de hostels, ou seja, hotéis simples ou pousadas, com quartos privados, a grande maioria com banheiro dentro. Uns mais charmosos, outros nem tanto. O que importa é que a relação custo benefício de todos é ótima.
Por agora, indicaremos lugares bacanas onde se hospedar em Madrid, Barcelona, Granada, Paris, Praga, Veneza, Milão e Londres. Em todos eles, eu e Juanpa estivemos recentemente. Poderíamos indicar outros, em outros destinos, mas acho arriscado sugerirmos um hotel onde estivemos há um, dois, três anos. Muitas vezes muda a administração, ou qualquer coisa assim e... lá estariam vocês numa roubada caprichada! rsss... Estivemos nos hotéis abaixo há pouquíssimo tempo. Ou seja, a probabilidade de quebrar a cara será muito menor.
Indicamos, ainda, que vocês olhem os sites dos hotéis e vejam se fazem o estilo de vocês. Turismo é isso. A gente tem que dormir, comer e visitar aquilo que faz a cabeça da gente, e não o que alguém indica como sendo a última coca-cola do deserto. De toda forma, leiam o pequeno texto que trazemos ao lado de cada hotel e analisem. De nossa parte, recomendamos com força. São lugares muito bacanas, a maioria deles que já voltamos por diversas vezes e outros que descobrimos recentemente e, seguramente, voltaremos.
Mais uma vez, repito: não queremos substituir as agências de viagens. Nós, por exemplo, sempre utilizamos os serviços delas, ora para descobrir hospedagens onde não temos nenhuma dica, ora para pedir orientações aos turismólogos – pessoas especialmente capacitadas para isso - e sempre para comprar passagens. Essa coisa de compra de passagens pela internet pode ser prática, mas muitas vezes gera uma dor de cabeça grande. No máximo, compramos sozinhos apenas os trechos internos. Para isso, no caso da Europa, usamos os serviços da Easyjet (http://www.easyjet.com/), empresa lowcost que tem uma ótima rede dentro do Velho Mundo. Quase sempre sai mais barato voar com eles do que ir de buzu ou trem. Noutras vezes, esqueça essa economia: alguns trechos merecem que você vá de trem, por exemplo, curtindo a paisagem. Mas, isso fica para outro post. Quanto à passagem principal, digo, por exemplo, Recife/Paris ou Recife/Madrid ou Recife/Lisboa... enfim, para essa passagem de maior investimento de tempo e de grana, siga nosso conselho: procure uma agência de viagens. Você estará muito mais seguro em casos de troca de horários, desistências de voo etc. Conte com a ajuda de quem sabe muito mais do que você, simples viajante. Como dica, sugerimos os nossos amigos e parceiros do Espaço Exxperimente (Rua da Hora, 67, Espinheiro. Fones 81 3267.5554 3032.0779), agência de muita responsabilidade e feita por pessoas realmente especiais.
Sendo assim, vamos às dicas de hospedagem:
* Madrid
Hostal Americano - http://www.hostalamericano.es/ * Localizado em plena Puerta del Sol, coração de Madrid (e da Espanha), é um hostel muito simples, meio feiucho, sem qualquer charme, mas muito bonzinho. Ocupa parte de um andar de um antigo edifício. O espaçoso quarto tem banheiro, boa cama, toalhas e lençóis. Não serve café da manhã, mas tem boas padarias pelas redondezas, onde você poderá se deliciar comendo churros con chocolate ou os pãezinhos variados, bebendo um bom café con leche. A Puerta del Sol está servida de umas três saídas do metrô, ou seja, você pode pegar o metrô ainda no aeroporto e descer às portas do seu hostel. Quer mais moleza? No entorno, muito comércio, muitos pontos turísticos, restaurantes e a Gran Via, importante artéria viária de Madrid, com suas lojas, cinemas e teatros. Quanto mais cedo reservar, melhor será a tarifa. A diária pode chegar aos 50 euros para o casal. (Puerta del Sol, 11 – 28013, Madrid. Fone: + 00 34 91 522 28 22 0034 91 522 28 22).
Hostal Bergantín - http://migre.me/3KvLx * Simples, ocupa parte de um andar de um edifício bem antigo. É muito bom de preço e muito bem localizado, embora também não sirva café da manhã. Está numa rua bem pertinho à Puerta del Sol. Ou seja, permanecem as mesmas referências de localização do hostel acima. Como fica numa rua movimentada, com muitos bares, não é recomendável para quem tem sono leve. Esses bares, inclusive, são ótimos. Você acha comida boa, bebida gelada, tapas baratinhas (e deliciosas) e toma uma sangria de primeira. Quanto mais cedo reservar, melhor será a tarifa. A diária pode chegar aos 50 euros para o casal. Como não achamos a página oficial, usamos essa acima, para que vocês vejam fotos. Recomendamos fazer contato direto com eles, via telefone. (Calle Victoria, 1, 28491, Madrid. Fones: +34 915 21 31 15 ou +34 915 21 31 15)
* Barcelona
Hotel Curious - www.hotelcurious.com * Muito charmoso, limpo, novinho e bem localizado. Está pertíssimo das Ramblas, um dos pontos turísticos mais badalados de Barcelona, da Plaza Catalunya, do mercado central e do Teatro Liceu. O metrô está praticamente na porta. Primeira de luxo. Do aeroporto, ou chega via metrô ou pega o Aerobus e desce na Plaza Catalunya, que fica bem próximo. Serve um ótimo café da manhã. Quanto mais cedo reservar, melhor será a tarifa. A diária pode chegar aos 80 euros para o casal. (Calle Carrer Carme, 25, 08001, Barcelona. Fone: 34 93 301 44 84).
* Granada
Hotel Presidente – http://www.granada-hotelpresidente.com/ * Com instalações novas, é muito central, limpo, ótima cama, uma ducha irreparável e um café da manhã leve, mas suficiente. O hotel é um achado, pois a tarifa é uma pechinha: 45 euros para o casal, café incluso. Como sempre lembramos, quanto mais cedo reservar, mais barato fica. Se Granada não estava em seus planos, aproveitem essa tarifa baixinha e repensem. A linda cidade andaluza é cheia de encantos e vida, a exemplo da Allambra (com sua majestosa arquitetura árabe), a magnífica catedral, os famosos bares de tapas e as cuevas gitanas, com os tablados flamencos (Calle Recogidas, 11, Granada).
* Paris
Tim Hotel Place D'Italie - http://www.timhotel.com/ * Embora não seja exatamente central, está muito bem localizado, pertinho da Place D'Italie, com metrô praticamente na porta. O quarto é confortável, o banheiro excelente e o café da manhã espetacular, coisa rara em Paris. Quanto mais cedo reservar, melhor será a tarifa, que pode chegar aos 70 euros por noite para o casal. A dica é mesmo imperdível. Através do site acima, busque a unidade Place D´Italie (a única que já nos hospedamos), uma vez que o hotel está espalhado por toda Paris.
Hotel de Belfort - http://www.hoteldebelfort.com/ * Embora seja mais simples e antigo do que a primeira opção, é muito bonzinho e está muito bem localizado, pertinho da Bastille. Se você for disposto, chega até lá caminhando, sem qualquer problema. A tarifa é bem agressiva: 60 euros por noite para o casal, com café da manhã. Difícil achar outra dessa, não? Tem metrô bem perto, além de pontos de ônibus e estações de aluguel de bike. Supermercados, bares e restaurantes não faltam nas redondezas. (Rue de Belfort, 22, 75011, Paris. Fone: + 33 (0) 1 43 79 24 14).
* Praga
Hotel Czech-inn – http://www.czech-inn.com/ * Funciona como albergue e hotel. Embora não esteja exatamente no centro da cidade, chega-se a pé até lá, sem problema. Para os mais preguiçosos, ônibus e bondinho na porta. O hotel tem charme, banheiros maravilhosos (verifique se seu quarto tem banheiro dentro, ou não. Mesmo os coletivos são impecavelmente limpos) e um café da manhã (que é pago por fora, bem baratinho) simplesmente maravilhoso! É um verdadeiro almoço. A tarifa? É uma piada! Apenas 39 euros/noite por casal. Pegue essa dica e conheça Praga, uma das cidades mais lindas de toda a Europa. Lembre-se: quanto mais cedo reservar, mais barato fica. (Francouzská, 76, Praga. Fone: + 420 267267612).
* Veneza
Hotel Ai do Mori – http://www.hotelaidomori.com/ * Está localizado pertíssimo da famosa Piazza San Marco, em pleno coração de Veneza. O quarto é amplo, limpo, confortável e tem um banheiro impecavelmente limpo. Funciona em duas instalações. Numa delas, você tem a sua chave, entra e sai sem qualquer recepção. É tipo um apartamento alugado, cheio de privacidade e silêncio. Muito, muito bacana. Não oferece café da manhã, mas as opções pelas redondezas são muitas. A tarifa fica no entorno dos 100 euros/noite para o casal, podendo chegar aos 70 ou menos, em baixa estação. Para os padrões de Veneza, está quase grátis. Reserve a longo prazo e pague menos. (Rua San Marco, 658, Veneza. Fone: + 39 0415204817).
* Milão
Hotel Arno – http://www.hotelarno.com/ * Localizado a poucos metros da estação central de trens, possui quartos amplos e com razoável conforto, embora feiuchos, charme zero. O custo-benefício vale a pena. A tarifa fica no entorno dos 50 euros/noite por casal, sem café. (Via Lazzaretto, 17, Milão. Fone: + 39 026705509).
* Londres
Eaton House Hotel - http://migre.me/3S4ND * Bem pequeno e com poucos quartos, é um achado na cidade da rainha. Baratinho, fica próximo à Estação Victoria e ao Palácio de Buckingham. Dá para bater perna à vontade, depois de curtir uma boa noite de sono numa cama pra lá de confortável. O banheiro não acompanha o conforto do quarto. É mínimo, parece que você está num navio (de quinta) ou avião. Sabe aqueles banheiros onde você faz as necessidades praticamente sob a ducha? É quase isso. Mas, ignore o banheiro mínimo e vá por nós. Vale a pena. A tarifa fica no entorno dos 40 pounds/noite para o casal, podendo baixar, caso você reserve antes. Como última dica, sugerimos que vocês façam a reserva direto com eles, através do e-mail eatonhousehotel@btconnect.com. Além de tudo, o staff é muito simpático. (125, Ebury Street, SW1W 9QU Londres. Fone: + 44 2078248060).
Observação importante: não temos qualquer ligação – seja afetiva ou financeira – com os hotéis acima indicados. Não recebemos qualquer percentual de comissão ou coisa parecida. Os indicamos porque fomos, gostamos e achamos que merecem. ;)
Com essas dicas só me falta escolher o destino, fazer a programação e principalmente achar um (uma)patrocinador(a) para financiar minha vigem.
ResponderExcluirNaide Mãe
Amei as dicas e claro vou nelas...
ResponderExcluirÔpa, Carla! Obrigada! Repara que esse post foi de fevereiro do ano passado... Europa em crise, é bom você checar tarifas. ;))) Boa viagem e, qualquer coisa, fala com a gente! ;)
ResponderExcluir