segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tio Pepe na Puerta del Sol: quem viu, viu! Quem não viu, nunca mais!

Desde o ano 2000, quando fui a Madrid pela primeira vez (e foi paixão à primeira vista), venho acumulando amigos, conhecidos e desconhecidos que me pedem dicas sobre o que visitar, onde ficar e o que fazer na capital espanhola.

Como enamorada do destino, tenho o maior gosto em repassar essas dicas, sempre começando pelo item onde ficar. Inevitavelmente, em todas elas lá estava a Puerta del Sol, centro pulsante da cidade. Inevitavelmente, o luminoso das Bodegas Tio Pepe. Era algo do tipo "por trás da placa da Tio Pepe", ou à direita da placa da Tio Pepe". Entenda-se mais ou menos como se fosse, para mim, o luminoso da Sony na Times Square ou das marcas da TDK e Sanyo em Picadilly Circus, coração de Londres.


Pois é, meus caros viajantes, o famoso luminoso espanhol, que estava ali, indefectível há exatos 77 anos, foi pelos ares. Foi retirado recentemente em função da reforma do antigo edifício que o abrigava e que agora contará com uma gigante Apple Store. De antemão, nada foi dito à população de que a famosa publicidade não voltaria. Muito pelo contrário. De repente, na semana passada, a bomba: o velho letreiro Tio Pepe não mais voltará. Em seu lugar, quem sabe? Uma bela maçã da Apple. Que para nós, amantes dos símbolos culturais do planeta, soaria mais como uma fruta podre, cheia de bicho. E alguém perguntaria: mas um anúncio publicitário, o que tem a ver com a cultura? Sim! Aquilo era mais que uma publicidade. Fazia parte da cara de Madrid, da sua cultura e do seu estilo de vida. Não por fazer propaganda de uma vinícola lá do Sul da Espanha. Não por representar o "Sol da Andalucia embotellado". Não pela força do jerez para a gastronomia espanhola. Mas, pelos 77 anos de presença.


Aquela cartaz viu tanta coisa... o fim da ditadura, a movida madrileña, as revoltas populares, gerações de juventudes e trabalhadores.

Não, não poderei mais indicar o luminoso das Bodegas Tio Pepe como referência. E muito pior, ficará em mim, e em tantos e tantos turistas ou madrileños, um vazio, uma saudade, um grande buraco. Aqui fica o protesto dos viajantes profissa: Juanpa como espanhol e eu como cidadã do mundo.

Lamentando a ignorância dos quem não preservam a memória e os símbolos de um destino, brindemos com uma taça de Tio Pepe.

* Para mais informações sobre o tema, sugerimos acessar o grupo "Salvemos a Tio Pepe" no Facebook, 
que já conta com quase 6.500 curtidores. *

3 comentários:

  1. Que desde Brasil una Brasileña (muy española) se preocupe por símbolos tan patrios, es de agradecer. Gracias Naide!!

    ResponderExcluir
  2. A ti, Antonio! Y que vuelvas siempre a nuestro blog. ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente a Puerta del Sol não será mais a mesma. Sem aquele cartaz que para mim foi o primeiro referencial do lugar

    ResponderExcluir